Trabalho Sobre O Ruby

?Universidade Estadual de Goiás
RUBY

Itaberaí, 25/08/2014.
Sobre o Ruby
Já pensou porque é que o Ruby é tão popular? Os fãs dizem que é uma linguagem elegante, repleta de arte. E noentanto, dizem que é prática e conveniente. Afinal qual é o resultado?
Os Ideais do Criador do Ruby
O Ruby é uma linguagem com um equilíbrio cuidado. O seu criador, Yukihiro “Matz” Matsumoto, uniu partesdas suas linguagens favoritas (Perl, Smalltalk, Eiffel, Ada, e Lisp) para formar uma nova linguagem que equilibra a programação funcional com a programação imperativa.
Ele disse com frequência queestá a “tentar tornar o Ruby natural, não simples”, de uma forma que reflita a vida.
Sobre o Crescimento do Ruby
Desde que foi tornado público em 1995, o Ruby arrastou consigo programadores devotos emtodo o mundo. Em 2006, o Ruby atingiu aceitação massiva, com a formação de grupos de utilizadores em todas as principais cidades mundiais e com as conferências sobre Ruby com lotação esgotada.
ARuby-Talk, a principal lista de correio para a discussão sobre a linguagem Ruby subiu para uma média de 200 mensagens diárias.
O índice TIOBE, que mede o crescimento das linguagens de programação,posiciona o Ruby em #12 entre as linguagens de programação. Citando o seu crescimento, prevêm que “Existem possibilidades de que o Ruby entre no Top 10 dentro de meio ano.” Muito deste crescimento éatribuído à popularidade do software escrito em Ruby, em particular a framework de desenvolvimento web Ruby on Rails.
O Ruby é também totalmente livre. Não somente livre de custos, mas também livre parautilizar, copiar, modificar e distribuir.
Ver Tudo como um Objeto
Inicialmente, Matz estudou outras linguagens em busca de encontrar uma sintaxe ideal. Recordando a sua busca, disse, “Eu queria umalinguagem interpretada que fosse mais poderosa que o Perl e mais orientada aos objetos do que o Python2.”
Em Ruby, tudo é um objeto. Cada parcela de informação e código podem receber as suas próprias…