Terremoto Destr I Patrim Nio Hist Rico Do Nepal

?Terremoto destrói patrimônio histórico do Nepal
Construções não resistiram aos tremores e foram ao chão.
Importantes construções do patrimônio histórico do Nepal foram completamente arrasadas peloterremoto de 7,8 graus que atingiu o país no dia 25/04/15. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) anunciou que enviará uma equipe de especialistas para avaliara extensão dos danos. No entanto, imagens produzidas por redes de televisão e fotógrafos já dão uma dimensão do estrago. Entre as atrações turísticas mais atingidas estão a torre de Dharahara, cujosnove andares foram ao chão, e três praças Durbar, que acumulam pilhas de entulho de templos que desabaram.
A diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova. Disse lamentar profundamente o terremoto que tirou avida de mais de 4.000 pessoas até o momento. “A UNESCO está pronta para ajudar na reconstrução do Nepal e fortalecer sua capacidade de lidar com problemas, pois acreditamos em nossa forte parceria emútua convicção no poder da educação, ciência e cultura”, acrescentou Irina, por meio de um comunicado.
Lista os danos do terremoto ao patrimônio histórico do Nepal:
1- Torre Dharaharae, em KatmanduDharahara foi construída em 1832 pelo então primeiro-ministro Bhimsen Thapa. Era um dos pontos turísticos mais importantes do Nepal. A torre de nove andares, também chamada de Bhimsen, já haviasofrido danos em dois terremotos anteriores, ocorridos em 1834 e 1934. Desta vez, porém, o monumento foi completamente destruído. A força da catástrofe fez com que a construção de 50,5 metros de alturadesabasse por completo. Calcula-se que ao menos 180 corpos tenham sido retirados dos escombros. Muitos ainda encontram-se soterrados no local.
2- Praça Durbar, em Katmandu
‘Durbar’ é um termo genéricoutilizado para descrever as praças que estão localizadas em frente a palácios reais, reporta o jornal The Huffington Post. Elas são resquícios dos reinos nepaleses que perduraram até a metade do…