Teorias Do Comportamento Organizacional

?Teoria do comportamento organizacional
Os estudos do comportamento organizacional consistem em prever por meio de estudos os comportamentos das pessoas e com o objetivo de gerar conhecimentos aoadministrador, de forma que as relações humanas se estabeleçam no ambiente de trabalho. Para isso é necessário estudar em particular os comportamentos dos indivíduos, dos grupos e da estruturaorganizacional com a finalidade de como os comportamentos podem auxiliar a empresa atingir seus objetivos com eficácia organizacional e também de que forma tais relações afetam o desempenho da empresa.
Combase nisso os estudos do comportamento foram divididos por 3 níveis; Nível micro, Meso e Macro. Os níveis representam os estudos e cada um representa um estudo sobre tal comportamento, começando pelosindivíduos, grupos e estrutura organizacional todos eles abrangem um estudo sistemático.
O estudo do comportamento é tão importante quanto às outras teorias clássicas, humanas e burocráticas. Pois aênfase do estudo é baseada nas pessoas dentro do contexto organizacional e aborda o homem como alguém que necessitam de mais coisas além do salário.
O americano psicólogo Abraham Maslow ficou conhecidopor pela teoria “hierarquia das necessidades” que consiste em uma teoria de motivação segundo as necessidades humanas organizadas em níveis em uma pirâmide como esta:Cada nível da pirâmide representa uma necessidade motivacional e a empresa colabora para com que o colaborar se veja satisfeito e atinja o maior nível da pirâmide para suprir suas necessidades e semanter motivado.
Por outro lado houve a “teoria dos dois fatores” idealizada por Frederick Herzberg na qual ele diz que “os fatores que levam à satisfação no trabalho são diferentes e independentesdaquelas que levam a insatisfação” com base nisso ele diz que os fatores que levam a insatisfação são os fatores higiênicos (externo) e os fatores motivacionais (internos).
O fator higiênico refere-se…