TEOLOGIA SISTEM TICA 1

DISCIPLINA: TEOLOGIA SISTEMÁTICA 1
AUTO ATIVIDA
CAPÍTULOS 01 AO 05

Aluno: Paulo Roberto Novaes dos Santos
2º (primeiro módulo)

Índice
Conteúdo
Pág.

Capítulo 1 – TEOLOGIA, A DOUTRINA DE DEUS
03

Capítulo 2 – DEUS
04

Capítulo 3 – A NATUREZA DE DEUS
04

Capítulo 4 – OS ATRIBUTOS DE DEUS
07

Capítulo 5 – A TRINDADE
07Capítulo 1 – TEOLOGIA, A DOUTRINA DE DEUS
1 – O que é Teologia Sistemática?
R: Teologia sistemática apresenta a doutrina cristã, e a doutrina cristã nada mais é do que a declaração das crenças fundamentais do povo de Deus. Ela organiza as verdades sagradas da palavra de Deus em tópicos. A teologia Sistemática é a foram de doutrina aplicada na Igreja doEvangelho Quadrangular. Seus grandes temas são: Bibliologia – Doutrina das Escrituras; Teologia – Doutrina de Deus; Angeologia – Doutrina dos Anjos; Antropologia Bíblica – Doutrina do Homem; Hamartiologia – Doutrina do Pecado; Cristologia – Doutrina de Cristo; Sotericlogia – Doutrina da Salvação; Pneumatologia – Doutrina do Espírito Santo; Eclesiologia – Doutrina da Igreja e Escatologia Bíblica –Doutrina da Ultimas Coisas.
2 – Qual é a definição de Teologia?
R: Teologia é a ciência que trata do estudo de Deus, ou seja, das coisas de Deus e suas relações com toda a sua criação.
3 – Quais são os objetivos da Teologia?
R: Tem por objetivo conduzir o homem ao conhecimento de Deus, em toda a sua glória, majestade e resplendor, e um relacionamento profundo com ele, através de seu Filho JesusCristo; tende a ser prática, para ser praticada na vida cotidiana. Fazendo-se importante para a compreensão da verdade bíblica para nos posicionarmos em relação aos sistemas de pensamento religioso e secular que nos rodeia e que disputa a nossa crença e dedicação.
4 – No que consiste o trabalho do teólogo? (Cite o que você entendeu)
R: Realizar, ou seja, colocar em prática a teologia. Obterconhecimento da bíblia e saber que nela esta contida a verdade a ser praticada; prosseguir em relatar os fatos bíblicos que nos remete ao cotidiano de maneira a não alterar o seu significado fundamental. Trabalha se valendo de métodos que parte da coleta de materiais bíblicos, analisando e unificando estes materiais a partir de diferentes contextos buscando a verdade; os examinando exaustivamente para queseja possível interpretar suas histórias e identificar a essência da doutrina vivida na época trazendo os diversos cenários e aspectos até que se traga a luz de toda esta fonte, mesmo que para isto sejam necessários materiais extrabíblicos para que se estabeleça a verdade. Isto nos mostrará a expressão contemporânea da doutrina sempre visando externar a verdade que se desenvolverá num temacentral interpretativo no qual extrairemos tópicos definindo temas importantes da teologia.

Capítulo 2 – DEUS
1 – Se uma pessoa, argumentando com você, afirmasse que Deus não existe, e desejasse que você explicasse por que crê na existência de Deus, o que você responderia com base no que estudamos neste capítulo?
R: Falar de Deus a quem não acredita nos permite exercitar a nossa fé, torna-se algoprazeroso, pois, mesmo sendo este um descrente (ateu) ele possivelmente tem por princípio acreditar em algo ou em alguém.
Ter em nós a possibilidade de conhecer o que hoje conhecemos sobre Deus e a certeza de termos livre acesso ao criador que nos foi revelado através da sua sã doutrina a palavra nos ajuda a termos firmeza e convicção em levarmos adiante esta revelação. Deus não se esconde mesmoque não o compreendamos se revela a nós em tudo que vemos através da sua automanifestação.
Como muitos destes incrédulos questionam a existência de Deus por não acreditarem na bíblia mencionaria que a bíblia não tem como preocupação em provar a existência da Deus como algo preliminar a fé, pois, estes como já mencionados acreditam em algo referente a criação. Explicar Deus em sua essência é…