RELATORIO FAZENDA CASTANHAL

?
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA.
Campus Boa Vista
Curso: Tecnologia em Gestão de Turismo Turma: 23821

RELATÓRIO INTERDISCIPLINAR – VISITA TECNICA A FAZENDA CASTANHAL

Acadêmica: Nayara Rufino dos Santos

BOA VISTA-RR
2013

RESUMO

O turismo rural é um dossegmentos que tem apresentado um grande crescimento territorial. Isso se deve a dois fatores: o crescimento populacional urbana e a necessidade de inovar as atividades econômicas no meio rural.(Rodrigues,2003).
Este relatório da visita técnica a Fazenda Castanhal, que desenvolve turismo rural, retrata alguns aspectos observados: atendimento ao cliente; relação interpessoal entreempregador e colaborador; atividades rurais ofertadas. Além da entrevista com o proprietário o Sr. Edson Carvalho de Moraes. Os dados e/ou informações levantados trazem questionamentos em diversas áreas de estudo do turismo.

OBJETIVOS

Aplicar um questionário com perguntas abertas junto aos proprietários. (Disciplina: Filosofia Aplicada ao Ecoturismo – Professora: ElizabeteMelo)
Verificar e analisar o atendimento e; a relação interpessoal entre empregador e o colaborador. (Disciplina: Psicologia das Relações Humanas – Professora: Gilmara Amorim)
Conhecer e relatar quais as atividades rurais oferecida pela propriedade. (Disciplina: Introdução ao Turismo Rural – Professora: Suzana Menezes)
Conhecer, analisar e sugerir alternativas que possam melhorar o espaçoecoturístico. (Disciplina: Planejamento do Espaço Ecoturístico – Professora: Alexandrina)

METODOLOGIA

Método
O modelo aplicado nesse trabalho é baseado no enfoque positivista e experimental, onde a pesquisa foi realizada através da observação, entrevistas, trilha e a análise dos dados obtidos durante a visita técnica.

Área visitada
A área de estudo está localizada no Estado deRoraima, na região da Serra Grande. Seguindo pela BR – 401, entra à direita na BR – 432, que leva ao município do Cantá. São 48 quilômetros de via asfaltada mais 22 de estrada de terra.
Na margem direita do rio Quitauaú, em meio à densa floresta virgem, o Hotel Fazenda Castanhal surge como a pioneira no ramo.
Registro fotográfico
Vários acadêmicos fizeram registro fotográfico e vídeos tantopara desenvolver as atividades propostas como para registro pessoal.

ATIVIDADE EXCUTADAS NA FAZENDA CASTANHAL

No dia treze de Abril de dois mil e treze, aproximadamente às oito e meia da manhã foi a nossa chegada à propriedade denominada Fazenda Castanhal.
Foram desenvolvidas durante o dia as seguintes atividades:
Trilha com um percurso de aproximadamente 12 quilômetros;Observação da estrutura física da propriedade;
Observação do atendimento aos visitantes;
Observação e entrevista com finalidade de definir a relação interpessoal entre o empregador e o colaborador;
Entrevista com os proprietários.
Segue abaixo as questões da entrevista realizada:
1º Identificar junto aos responsáveis qual o perfil do turista que eles recebem.
2º O que os motivou a montar oempreendimento?
3º Verificar se foi feito um estudo de mercado para montar o empreendimento.
4º Verificar qual a demanda semanal.
5º Identificar a existência de promoção nos dias de pouco movimento e como é divulgado?
6º Verificar o que é turismo para eles.

RESULTADOS

Conforme solicitação da professora Elizabete da disciplina: Filosofia Aplicada ao Ecoturismo foi feita a entrevista ao Senhor eproprietário Edson Carvalho de Moraes. O mesmo foi muito prestativo, atencioso durante a entrevista. Fornecendo, inclusive, outras informações.
Segue abaixo as questões e respostas dadas:
1º Identificar junto aos responsáveis qual o perfil do turista que eles recebem. Resposta: Casais, família,…
2º O que os motivou a montar o empreendimento? Resposta: Foi para manter a fazenda.
3º Verificar…