Produ o Individual comercio exterior

?O mercado nacional e o internacional possuem diferenças importantes entre si que devem ser profundamente analisadas antes da internacionalização de uma empresa. A primeira diferença entre essesmercados está relacionada a questão econômica.
A América Latina é uma região em desenvolvimento, com abundância de recursos naturais e por isso um mercado atrativo. Entretanto, trata-se também de umaregião com risco políticos e regulatórios crescentes. Problemas recentes como expropriação, quebra de contratos, questões regulatórias, embargos e interferências no câmbio da moeda local são exemplos queocorreram em países da América Latina.
A Ásia é uma região que concentra grande parte da população mundial e possui países com alta renda, como Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong. Noentanto, nessa região também existem países como a China que sofre grande intervenção do governo, o que representa um risco-país importante a ser considerado para definição das estratégias.
Uma segundadiferença relevante a ser considerada entre os mercados nacionais e internacionais está relacionada ao ambiente cultural, representando o risco intelectual. As diferenças culturais influenciam todas asetapas dos negócios internacionais. Muitos dos problemas enfrentados por empresas internacionalizadas vêm do fato da necessidade de termos que lidar com línguas, costumes, valores, atitudes, religiõese comportamentos com os quais não estamos familiarizados. O conhecimento dos riscos envolvidos nas transações internacionais é fundamental para que se possa minimizá-los.
Considerando a intenção deinternacionalização da empresa sugiro como estratégia de entrada no mercado externo a exportação direta, onde a empresa mantém contato direto com o consumidor no exterior. Apesar de ser uma forma maiscomplexa de entrada, a exportação direta propicia maior envolvimento da empresa com o empreendimento. Será necessário que a empresa exerça um maior gerenciamento das operações e das informações a…