PDDE 1

?FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO PELA ESCOLA
GESTÃO ESCOLAR: um grande desafio

MONALIZA GODOY

ZORTÉA
2014
MONALIZA GODOY

GESTÃO ESCOLAR: um grande desafio

Projeto de pesquisa apresentado para o curso Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE.

ZORTÉA
2014
INTRODUÇÃO
O projeto referente à Gestão Escolar no ensino médio buscou entender e afazer uma reflexão da construção do conhecimento da Gestão Educacional, que envolve a democracia, a participação e o envolvimento de toda a sociedade escolar.
A gestão educacional de uma escola deve atingir os objetivos propostos de que a escola necessita, envolvendo pessoas que possam contribuir para organizar o trabalho e auxiliar na tomada de decisões de acordo com coerência e realidade.
Otrabalho da escola, é fundamental para a área da educação, deve ser planejado, possibilitando à instituição traçar as metas e objetivos que pretende desenvolver. Tem-se, desta forma, a proposta pedagógica ou projeto político pedagógico que se relaciona à organização da sala de aula e de outras atividades pedagógicas administrativas.
O Projeto Pedagógico da escola pública prevê a promoção de ações eobjetivos a serem realizados de maneira que os problemas venham a ser superados, sem constrangimentos não somente no trabalho, mas em relações a questões sociais como desigualdade e diversidade. A instituição se preocupa em defender princípios básicos para a sua gestão, como a qualidade do ensino e a autonomia. A qualidade é o comprometimento, a competência e o compromisso em realizar uma práticapedagógica com eficiência. Na construção de seu projeto, a escola deve estar aberta para que todos possam contribuir na concretização do projeto político pedagógico, de forma a que funcionários, alunos e comunidades participem tendo responsabilidade e compromisso. Onde também é uma ferramenta-ação, um documento, um plano a ser desenvolvido pela instituição, devendo contribuir para a aprendizagemdo educando e o desenvolvimento do trabalho pedagógico, com o objetivo auxiliar em várias questões relacionadas ao cotidiano escolar.
O Projeto Político Pedagógico pode ser entendido “como sistematização nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar” (VASCONCELLOS,2000, p.169). Do ponto de vista teórico-metodológico, o Projeto Político Pedagógico tem a função de ajudar a solucionar problemas e de propor melhorias no funcionamento da escola. Caso haja necessidade, mudanças poderão ser realizadas, com a consciência de que se irá tomar uma ação para colaborar no processo de organização das atividades práticas educativas,facilitando o trabalho voltado à qualidadedo ensino.É de se lembrar que o projeto deve ser avaliado de forma contínua, para que possa se acompanhar tudo aquilo que foi proposto. Por meio dessa avaliação, a instituição poderá verificar até que ponto e em que nível os objetivos foram atingidos, podendo substituí-los com novas possibilidades e ações, para obtenção de novos resultados.Além disso, “o Projeto Político Pedagógico da escola estáhoje inserido num cenário marcado pela diversidade. Cada escola é resultado de um processo de desenvolvimento de suas próprias contradições. “Não existem duas escolas iguais.” (GADOTTI & ROMÃO, 2000, p.35). As instituições são diferentes e cada uma trabalha de uma maneira, embora orientadas pelos mesmos princípios legais.
A democratização contribui nas relações humanas, permitindo a participaçãona tomada das decisões para obter resultados nos objetivos propostos pela escola. A participação de todos não significa que o diretor irá perder seu poder, mas sim dividir a responsabilidade de forma democrática. Permite, também, fazer um resgate do trabalho dos educadores, do seu saber e fazer, das suas práticas e vivências, para colaborar no trabalho com a prática pedagógica proporcionando uma…