Paradigmas

?Universidade de Caxias do Sul
Profª Dra Janete Maria Bonfanti
Epistemologia
Acadêmicas: Joseila Winter, Márcia Simone de Paula Garcia, Polliana Ledur e Shayene Fogaça da Silva.
Definição deparadigma
Paradigma é um termo com origem no grego “paradeigma” que significa modelo, padrão. No sentido lato corresponde a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação.São as normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites. O paradigma é um princípio, teoria ou conhecimento originado dapesquisa em um campo científico. Uma referência inicial que servirá de modelo para novas pesquisas.
Paradigma é como uma montanha bem alta que impede nossa visão para além de suas colunas de pedras. Quandochegamos ao cume da montanha um novo mundo se abre aos nossos olhos. Tem pessoas que se conformam em olhar para a montanha, outras preferem ver além de seu cume.
Benefício:
Constitui uma espécie de“filtro mental” que nos permite administrar o excesso de informações da realidade que nos cerca.
Malefício:
Impede que as pessoas olhem e entendam padrões diferentes daqueles com os quais estamosacostumados e, portanto, impede a descoberta de fatos novos.
Exemplos de Quebra de Paradigma
Políticos:
Fim das ditaduras (incluindo o Brasil) militares com incremento dos movimentos deredemocratização.
Econômicos:
Diminuição da participação estatal na economia;
Sociais:
Intensificação dos direitos humanos.
Tecnológicos:
Uso pleno da informática;
Incremento das tecnologias de comunicação Internet,fax, celular, satélites;
Viagens espaciais.
Paradigmas Atuais
Paradigma das mulheres:
Nenhum homem presta.
Paradigma dos homens:
O homem é superior à mulher.
Um exemplo prático de uma quebraparadigmática:
Até aproximadamente os anos de 1950, beijar em público era um ato de desrespeito. A sociedade tinha o paradigma de que se uma moça deixasse se beijar em público isso significava…