O SOM mecanica

?O SOM
By Gates-Bill | Studymode.com
1. IntroduçãoMultimédia é a combinação, controlada por computador (pessoal, periférico e dispositivo móvel), de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeo, áudio, animação)
Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multi-sensorial, quer-se dizerque mais de um sentido humano está envolvido no processo, fato que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregados de maneira coordenada, a saber:
O som consiste em um fenômeno ondulatório ?é macroscópico e envolve moléculas de ar sendo comprimidas e expandidas sob a acção de algum equipamento.
Fato óbvio: sem ar não há som!
● Por ser uma ondade pressão sobre o ar, o som possui as características de reflexão, refração e difração possibilidade ? de desenvolvimento de sistemas surround.
O som assume valores contínuos;
● Para representação digital do som, tem se que adotar etapas de digitalização.
A propagação do som pode ser representada por uma função unidimensional ? senóide;
● A amplitude da onda vária no tempo
As principaiscaracterísticas de um som são: altura (Grave ou agudo) e a frequência, amplitude, (forte ou fraco). Com estas características é possível descrever completamente um som, no entanto existem propriedades que podem interferir com a qualidade de um som nomeadamente: o timbre que se baseia na existência de harmónicos (sons com frequências múltiplas do portadora base), a ressonância que é uma característica domaterial que produz o som(capacidade de aumentar a amplitude de uma vibração sem necessitar de um grande aumento de energia), a reflexão e reverberação são também propriedades dos materiais que produzem o som ou são obstáculos à sua propagação.
2. Natureza do SomO som é definido como a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda longitudinal, se propagando tridimensionalmente peloespaço e apenas em meios materiais, como o ar ou a água.
Para que esta propagação ocorra, é necessário que aconteçam compressões e rarefações em propagação do meio. Estas ondas se propagam de forma longitudinal.
Quando passa, a onda sonora não arrasta as partículas de ar, por exemplo, apenas faz com que estas vibrem em torno de sua posição de equilíbrio.
Como as ondas sonoras devem ser periódicas, éválida a relação da velocidade de propagação:
V =? .ƒ
A audição humana considerada normal consegue captar frequências de onda sonoras que variam entre aproximadamente 20Hz e 20000Hz. São denominadas ondas de infra-som, as ondas que tem frequência menor que 20Hz, e ultra-som as que possuem frequência acima de 20000Hz.
De maneira que:
A velocidade do som na água é aproximadamente igual a 1450m/s eno ar, à 20°C é 343m/s.
A propagação do som em meios gasosos depende fortemente da temperatura do gás, é possível inclusive demonstrar experimentalmente que a velocidade do som em gases é dada por:
Onde:
k= constante que depende da natureza do gás;
T= temperatura absoluta do gás (em kelvin).

2.1 Uso do áudio em multimédiaAo considerar aplicações multimídia de áudio é muitas vezesnegligenciada. Tradicionalmente os computadores têm contado com interfaces visuais, e instalações de áudio eram muito limitadas. Agora, no entanto, a maioria dos computadores pessoais terão cartões e alto-falantes, e o hardware para atualizar aqueles que não o fazem é relativamente barato.
O áudio pode ser usado para melhorar aplicações multimídia em uma série de maneiras, por exemplo, na entrega de palestrassobre a web, a música usada para adicionar o interesse e emoção para uma apresentação, e outros tipos de áudio não-discurso usado como parte de uma interface geral.
Este artigo introdutório vai olhar para algumas das razões para a utilização de áudio, fornecer uma visão geral dos formatos de arquivo de áudio digitais e olhar para algumas interfaces de áudio da novela.
2.2 Propriedades do…