Fichamento de RH 1 Tecnico em biblioteconomia

? Curso: Administração Disciplina: Recursos Humanos 1
Período:
Aluno: Prof:
Técnico em Biblioteconomia e sua inserção no mercado detrabalho brasileiro
A
“A história da Biblioteconomia internacional relata[…] a tendência do aumento de vários tipos de profissionais e não-profissionais, atuando em bibliotecas a partir dadécada de 70. Na década de 80, foi evidenciado que dentre 93.000 trabalhadores de bibliotecas públicas norte-americanas, apenas 40% eram bibliotecários.” (p.05).
A própria história diz que temaumentado muito o numero de pessoas trabalhando em bibliotecas, e estas pessoas geralmente não têm a formação distinta para o cargo de bibliotecário formando assim uma classe de não-profissionais,classe esta que representa 60% de todos os trabalhadores envolvidos com o meio bibliotecário………………………………………………………………………………………………………………………………………
“Grandes bibliotecas, sejam acadêmicas, públicas, especializadas ou nacionais, estão se tornando extremamente complexas de administrar. Em resposta àsdramáticas mudanças sociais, culturais e tecnológicas, estas bibliotecas necessitam de um leque cada vez maior de talentos para cumprir suas missões com sucesso. Não somente profissionais bibliotecárioscom variadas especialidades, mas outros profissionais são necessários ( … ) A medida em que as novas tecnologias estão sendo integradas ao já complexo ambiente das bibliotecas, novos problemasemergirão na gestão de recursos humanos e antigas soluções deverão ser reexaminadas.” (p.05).
Com o avanço da tecnologia as bibliotecas têm ficado cada vez mais dependentes de uma boa administração,ou seja, com as novas tecnologias, novos meios de comunicações são inventados e devido a isso, as bibliotecas que também acabam evoluindo necessitam de profissionais que dominem essas tecnologias,…