Ética e Moral no Futsal

Nomes: Gabriel Dantas, Thamires Campos, Hugo de Brito, Luiz Carlos Neto, Alexander Santana…
Turma: 2º ano de Mecânica e Eletrotécnica.

SumárioIntrodução…………………………………3
Desenvolvimento…………………………….4
Conclusão………………………………….5
Referencia Bibliográfica…………………….6

Introdução
Enquanto amoral corresponde ao conjunto de valores e regras que norteiam o nosso comportamento nas relações sociais, a ética diz respeito á reflexão sobre os diversos atos praticados na coletividade e sua relaçãocom o bem comum. A ética é a ciência que estuda as relações do homem com a moral. Ela e só ela é capaz de distinguir o que é certo do que é errado. A sociedade sem ética é, também, uma sociedade semorganização, sem liberdade e sem transparência.

Ética e Moral no Futsal
A Ética do desporto é a parte de uma problemática que abrange todos os domínios da atividade humana. De certo modo, a éticadesportiva postula o retorno às origens da prática desportiva e ao espírito que tinha em suas características a lealdade, o fair-play, a justiça, a igualdade de oportunidade, o respeito pela pessoa doadversário.
A defesa da ética desportiva confunde-se, pois, com a defesa do próprio fenômeno desportivo, sendo, por esse motivo, responsabilidade de todos e do estado, em particular. Decorre desseprincípio, a necessidade permanente de aperfeiçoar a legislação tendente a prevenir e a punir as manifestações antidesportivas, resignadamente a violência associada ao desporto, à dopagem, a corrupção equalquer forma de discriminação social.
Aparentemente, não parece ser uma tarefa difícil falar de ética no desporto aqui em nosso país. Os exemplos de falta de ética estão na mídia com frequência quaseque diária. Podemos citar alguns exemplos como os fatos ocorridos recentemente no futebol brasileiro, o caso Luxemburgo, o contrato Nike com a CBF, as falsificações de idades (famoso “gato”), o…