Computacao

?Universidade Federal do Paraná – UFPR Setor Palotina
Licenciatura em Ciências Exatas
Computação I
1. O que é um sistema operacional? De pelo menos dois exemplos de sistema operacional e apresente a diferença entre os exemplos citados. (0,7)
O sistema operacional é um ‘programa supervisor’, o qual possibilita uma interface com o usuário, afim de facilitar o acesso às funções complexas. E ainda osistema operacional é uma coleção de programas que:
Inicializa o hardware do computador
Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos
Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas
Mantém a integridade de sistema
A exemplo os sistemas operacionais:
Sistema Operacional Windows
Lançado em 1993 para permitir que os usuários pudessem contar com uma interface gráfica para operar o PC,o Windows, de domínio da Microsoft, evoluiu muito nestes anos. Foram inúmeras versões criadas e vendidas, tendo a verão XP que permaneceu por muitos anos e que ainda está instalada em muitos computadores.
Em sua versão atual, Windows 8.1, possui relativos melhoramentos e mudanças de estilo, ainda mais no que tange ao seu layout, que foi totalmente reformulado em comparação com suas versõesanteriores. As máquinas que rodam Windows têm a vantagem de serem compatíveis com a grande maioria dos programas comerciais e jogos, mas também possuem mais riscos de segurança, motivo pelo qual devem estar sempre sob a proteção de programas antivírus.
Vantagens:
Fácil aprendizagem de uso, pois possui uma interface simples;
Permite a atualização automática sempre que algo tenha sido alterado na versãoatual do sistema operacional, isto é, quando a Microsoft detecta um problema no programa, seus engenheiros preparam uma correção deste e disponibiliza esta correção;
Possui uma infinidade de programas disponíveis para sua plataforma.
Painel de controle simples, com recursos visíveis e práticos.
Desvantagens:
Grande alvo de vírus se não fizer uso de um bom antivírus.
Cada nova versão que élançada do Windows requer uma máquina mais potente.
Pelo fato de ser um dos sistemas mais utilizado, deixa a desejar pela facilidade de adquirir códigos maliciosos para a máquina.
Sistema Operacional Linux
Linux é o termo utilizado para os sistemas operacionais que utilizam o núcleo Linux. Desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, que se inspirou no antigo sistema Minix. Criado porentusiastas e agora com colaboração de grandes empresas como IBM, Google, Oracle, entre outros, este sistema operacional é conhecido por ser robusto e estável, caindo no gosto de boa parte das pessoas, incluindo empresa.
As distribuições do Linux começaram a receber uma popularidade limitada desde a segunda metade dos anos 90, como uma alternativa livre para os sistemas operacionais Microsoft Windows eMac OS, principalmente por parte de pessoas acostumadas com o Unix na escola e no trabalho. O sistema tornou-se popular no mercado de Desktops e servidores, principalmente para a Web e servidores de bancos de dados.
No entanto, hoje, muitas pessoas se perguntam: “Por que o Linux é gratuito?” – O fato é que Torvalds, quando desenvolveu o sistema, não tinha intenção de comercializá-lo, e sim criá-lopara seu uso pessoal, para atender suas necessidades. Posteriormente ele coordenou os esforços coletivos de um grupo para a melhoria do sistema que criou. Atualmente, milhares de pessoas contribuem gratuitamente com o desenvolvimento do Linux, simplesmente pelo prazer de fazer um sistema operacional melhor.
Vantagens:
Qualquer instalação ou alteração do sistema no Linux requer a autorização do“usuário root”, uma espécie de usuários especial do sistema; isto dificulta que um vírus ou programa malicioso seja instalado em sua máquina, a não ser que seja autorizado com nome de usuário e senha;
Outra grande vantagem é o custo, pois é um software livre, ou seja, sua utilização não tem custos financeiros e você não paga nada para usá-lo;
Devido a sua estabilidade e robustez, o Linux dá…