CASO 01

?Caso 01
Common law é um termo utilizado nas ciências jurídicas para se referir a um sistema de Direito cuja aplicação de normas e regras não estão escritas mas sancionadas pelocostume ou pela jurisprudência. Tal forma de Direito tem origem na concepção do direito medieval inglês que, ao ser ministrado pelos tribunais do reino, refletia os costumes comunsdos que nele viviam. Este sistema legal vigora no Reino Unido e em boa parte dos países que foram colonizado por ele. “Civil law “ –código civil (civil law ou continental), tem porfunção regular os direitos e obrigações de ordem privadas e concernentes ás pessoas, aos bens em suas relações. E o diploma legal e fundamental do direito civil.
Diante de um caso,dois acadêmicos de direito discutiam entre si, pois um defendia a tese common law, e o outro a civil law, o primeiro a argumento defende a tese civil law pois conta que um sistema dedireito tem que se basear na vontade de quem faz a lei, prevendo situações futuras, sendo que, ao juiz caberia tão somente aplicar as regras produzidas por estes. Já o segundo,discorda e afirma que concorda com a tese civil law pois entende que os juízes são mas confiáveis e diz que as regras são construídas através do caso concreto.
Aprofundando um poucomais no assunto “sistema romano-germânico” foi quem sistematizou o direito, foi quem normatizou as primeiras normas escritas vieram antes mas de uma forma importante, de uma forma quefoi disseminada por varias gerações e por vários países, porem é adotado ate hoje como direito romano, eles foram reconhecidos como grandes juristas, como codificadores, que foiquem se escreveu e passou a sistematizar as leis. E o sistema que se vincula a tradição jurídica portuguesa, e tradição jurídica brasileira tem haver com o sistema civil law.