Biosseguran a concluido

?CENTRO DE ESTUDOS FUNDAÇÃO SÃO LUCAS
ANA LARISSA SOUZA DE OLIVEIRA
ALÉXIA MARTINS
ANA MÔNICA DOS SANTOS
BRUNA HELLEN
CINTIA REJANE
FELIPE STAEL
HIAGGO RAVELLI
MARIANE OLIVEIRA
SAULO GABRIEL
YASMIN SANTANA
BIOSSEGURANÇA: CONCEITOS GERAIS E RISCOS FÍSICOS

ARACAJU/SE
2014
ANA LARISSA SOUZA DE OLIVEIRA
ALÉXIA MARTINS
ANA MÔNICA DOS SANTOS
BRUNA HELLEN
CINTIA REJANE
FELIPE STAELHIAGGO RAVELLI
MARIANE OLIVEIRA
SAULO GABRIEL
YASMIN SANTANA

RELATÓRIO DE HIGIENE, PROFILAXIA E AUTOCUIDADO EM SAÚDE

Relatório apresentado á disciplina de Higiene, Profilaxia e Autocuidado em Saúde do curso Técnico de Radiologia do Centro de Formação São Lucas como pré-requisito para a obtenção da nota referente à avaliação.
Orientador(a): Joselita Marques.

ARACAJU/SE
2014SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4.
OBJETIVO GERAL 5.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6.
BIOSSEGURANÇA 7.
RISCOS FÍSICOS 8.
CURIOSIDADES 12.
CONCLUSÃO 13.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14.

1- INTRODUÇÃO
Este instrumento de trabalho tem como função primordial a informação sobre Biossegurança, bem como abordar sobres os riscos físicos presentes no ambiente de trabalho. É indiscutível a necessidade de zelar pelaprópria saúde, e a cada momento a preocupação torna-se uma alternativa de preservação da vida, diante das inúmeras moléstias infecciosas em circulação no mundo.
Biossegurança caracteriza-se por um conjunto de normas e procedimentos considerados seguros e adequados à manutenção da saúde em atividades de risco. O assunto ocupa todas as classes médicas e serviços de saúde de qualidade, entre outros e épreciso estar atento ao alto risco de contaminação a que estão expostos profissionais de todas as áreas.
Será explanado desde os conceitos gerais de Biossegurança, os EPI´S e EPC´S adequados e definições sobre os riscos físicos em que os trabalhadores estão expostos no exercício da sua atividade laboral. Biossegurança é uma ação que depende de uma mudança de atitude profissional que beneficiará atodos.

2- OBJETIVO GERAL
O presente instrumento de pesquisa tem como principal objetivo reunir dados sobre Biossegurança, a fim de informar, aos alunos do curso Técnico de Radiologia sobre os riscos presentes em um ambiente de trabalho, como também os procedimentos de execução, higienização e de segurança minimizando, neutralizando ou até eliminando os riscos que possam causar danosá saúde do trabalhador, acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.
2.1- OBJETIVO ESPECÍFICO
Pretende-se elaborar um relatório didático destinado a levar informações essenciais aos estudantes do curso Técnico de Radiologia, não só para alertá-los sobre os riscos ambientais existentes em um local de trabalho, mas também para chamar a atenção sobre a importância da Biossegurança emnossas vidas e a mudança de comportamento dos profissionais para conservação da saúde e prevenção de doenças.

3- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo o dicionário Michaelis, 2010; “Entende-se que Higiene é um conjunto de conhecimentos e técnicas para evitar doenças infecciosas usando desinfecção, esterilização e outros métodos de limpeza com o objetivo de conservar e fortificar asaúde”.
“Profilaxia é um conjunto de medidas que visam à prevenção de doenças ou mesmo o ramo da medicina que estuda a prevenção das doenças”; Define o site do InfoEscola pela autora Carolina Ferreira, 2013.
“A biossegurança é uma disciplina surgida no século XX, voltada para o controle e a minimização de riscos advindos da prática de diferentes tecnologias, seja em laboratório ou quando aplicadasao meio ambiente. A Biossegurança é regulada em vários países no mundo por um conjunto de leis, procedimentos ou diretivas específicas”; Teixeira & Valle, 1996.
Conforme Maria Emília Aracema, 2005; “EPI´s (Equipamento de Proteção Individual) são ferramentas de trabalho que visam proteger a saúde de funcionários que estão expostos a riscos”.
”Riscos Ambientais são os riscos capazes de causar…