Barroco Brasileiro

?A importância do Barroco Brasileiro
Na época em que o Brasil, recentemente descoberto, não apresentava uma produção cultural de significância, a literatura barroca foi introduzida pelosdescobridores portugueses. Desta forma, as obras produzidas no país eram apenas um reflexo das escolas literárias de Portugal e, por isso, a produção escrita nesta época não é considerada como literaturagenuína brasileira. Os livros e documentos do período são apenas uma absorção do estilo português na era do colonialismo. As características da literatura barroca no Brasil são o rebuscamento da linguagem ea ambiguidade. Além disso, figuras de linguagem como a sinestesia, o paradoxo e a antítese são amplamente utilizadas pelos autores.
O movimento literário Barroco no país é, essencialmente, uma formade expressar o conflito entre o humanismo da renascença e a tentativa de reparo de uma religiosidade medieval, entre a razão e a fé, uma luta entre o não espiritual e o espiritual.
Com a falta decondições, no território brasileiro, para a produção de obras literárias genuinamente nacionais, durante os séculos XVII e XVIII, existiam poucas pessoas letradas que faziam reuniões nas quaisapresentavam suas ideias e textos umas às outras. Geralmente, eram ensaios, artigos ou poesias. Outro problema era que as atividades culturais resumiam-se a alguns núcleos urbanos de pequena extensão. Aimportância da literatura barroca está na formação do que viria no século XIX, época de formação de um público leitor que fez possível a continuidade das obras.
OBRAS E ARTISTAS DE NOSSO BARROCO
BENTOTEIXEIRA (1561-1600)
Poesia Épica: “Prosopopeia”, obra publicada em Lisboa no ano de 1601; é considerada o marco inicial do Barroco literário no Brasil, e tida, por algum tempo, como o primeiro poemaimpresso de autor brasileiro. Entretanto, descobriu-se, mais tarde, que Bento Teixeira se passava por pernambucano, quando, na verdade, era natural da cidade do Porto (Portugal). Prosopopeia é de…