Bari Trica

?A cirurgia bariátrica é o mais eficiente tratamento para a obesidade morbida. No Brasil ocorreram 60.000 cirurgias bariátricas em 2010 ,ficando em segundo lugar no raking de cirurgiasbariátricas , ficando atrás dos Estados Unidos com 300.000 cirurgias em 2010
20% dos paciêntes falham no tratamento e recuperam o peso . As causas são atribuidas a pouca aderência adietas pós-operatórias e/ou alterações psicológicas pré-operatórias.
A compulsão alimentar não apresenta evidências que pode ser tratada com a cirurgia bariátrica e é responsabilizada ,frequentemente , pela recuperação do peso dos paciêntes no segundo ano pós-operatório.
Estudos mostram que a flacidez no pós-operatório causam insatisfação .
Muitos paciêntespós-bariátricos estão altamente motivados para a cirurgia do contorno corporal , mas não possuam , necessáriamente, condições para realizar tais procedimentos. Expectativas não realistas sobre osresultados podem levar a cirurgia a um completo fracasso.
Os aspectos psicológicos devem ser observados em todas as fases.
Na minha opinião , a intervenção cirurgica só deveria ocorrer emcasos de extrema urgência , nos demais paciêntes deveria antes da cirurgia ocorrer uma tentativa de redução de peso , por meio de uma equipe multidisciplinar composta por médicos ,pscicologos , nutricionistas e educadores físicos . Pois na atualidade essa vem sendo uma cirurgia que para muitos é algo “simples”, sem riscos e muito mais fácil para a redução de peso .Acho que a tentativa de perder peso por meio de atividade física e reeducação alimentar seria a melhor forma , mas caso ocorra a cirurgia os paciêntes deveriam já estar seguindo um planoalimentar , realizando alguma atividade física e tendo um acompanhamento psicológico para que não venha ocorrer nenhum transtorno após a cirurgia , aumentando assim a sua eficácia.