Almada Negreiros

?José Sobral de Almada Negreiros (1893/1970) 77 anos
Nasceu em São Tomé e Príncipe e morreu em Lisboa.
Tem nacionalidade portuguesa.
Dedicou-se à escrita(romance, poesia, ensaio, dramaturgia) e às artes plásticas (desenho, pintura, etc.).
Foi modernista.
Obra “Retrato de Fernando Pessoa”
Feito por Almeida Negreiros em1954 que está exposto na Casa Fernando Pessoa.
Esta obra retrata Fernando Pessoa sentado à mesa do restaurante Irmãos Unidos. Os pormenores decorativos do espaçoreflectem a imposição de um modernismo. A construção cénica reveste-se de carga simbólica através do exemplar nº2 do Orpheu na mesa, no qual colaborou Fernando Pessoae a partir do qual o futurismo português se começou a manifestar. O poeta (como que numa sugestão a um momento de criatividade) é representado segurando umcigarro, enquanto mantém a outra mão sob o manuscrito no qual, hipoteticamente, trabalha.
Almeida Negreiros com esta obra pretende homenagear o poeta e os tempos áureosdo Orpheu, bem como o restaurante Irmãos unidos pois era aqui que se reunia o grupo que seria responsável pela afirmação do modernismo em Portugal.
Homenagem aos120 anos (120 de nascimento e 100 de nascimento do artista):
Este ano.
A partir do desenho “Auto-Reminiscência”, feito em 1949 por José Almada Negreiros, a CâmaraMunicipal de Lisboa decidiu prestar homenagem a esta figura incontornável da moderna cultura portuguesa, com um monumento na Ribeira das Naus (dois enormes olhospor baixo de espessas sobrancelhas, que se erguem contra o céu, à beira do rio).
A Leonel&Bicho foi responsável pela construção com base nos desenhos apresentados.